O minimalismo é ser sucinto, um desafio que pede elegância, consciência e reflexão. Pureza de formas, integridade e transparência que refletem sofisticação, compõem o que chamamos de “minimalismo deluxe“. Um dos nomes consagrados do design brasileiro, Jacqueline Terpins acredita que o estilo chegou para ficar.
Segundo ela, os empreedimentos construídos hoje, que exploram a luz natural e amplitude do espaço, conseguem introduzir objetos e mobiliário de design com status de arte.
A designer, que tem o calor como a principal ferramenta e fonte de inspiração, transforma a rigidez dos materiais em objetos e móveis sinuosos e fluidos.
Seu trabalho explora o que o calor imprime, e como em uma fotografia, interrompe e paralisa o movimento para a observação do que o fogo nos dá de presente: força, delicadeza e fluidez.
Bio
Jacqueline Terepins é formada pela Belas Artes da UFRJ, estudou técnica de sopro na Penland School of Art and Craft e na Pichulk Glass School, nos Estados Unidos, e desenho na Byam Shaw School of Painting and Drawing, na Inglaterra.
Com uma trajetória de sucesso de mais de 20 anos de projetos em cristais, a designer é reconhecida como uma das figuras mais importantes do design contemporâneo brasileiro.
Em Curitiba, seu trabalho é encontrado na loja Momentum & Design, na Rua Desembargador Costa Carvalho, 208 – Batel.
Leia também: Mostra The Uncomfortable propõe reflexão sobre o design de objetos