A Porsche revelou o nome do seu primeiro esportivo totalmente elétrico: Taycan. O termo de origem oriental significa “cavalo jovem e cheio de vida” e faz referência ao símbolo no centro do escudo da marca. Seu conceito já havia sido apresentado em 2015 como Mission E, mas a versão final de produção tem previsão para chegar ao mercado europeu em 2019, ainda sem preço definido.
Seu alto desempenho deve-se à presença de dois motores elétricos que, sincronizados, chegarão a 600 cavalos de potência. O veículo será capaz de alcançar 100 km/h em menos de 3,5 segundos e 200 km/h em até 12 segundos. Segundo a marca, o Taycan poderá realizar múltiplas acelerações consecutivas sem perder o desempenho, fato até então inédito entre os veículos elétricos.
A autonomia da bateria será de 500 km e, devido ao sistema de 800 V, serão necessários apenas 4 minutos carregando para que o veículo possa percorrer 100 km. Esta alta velocidade de carregamento só será possível graças ao sistema de recarga rápida desenvolvido pela montadora.
Com isso, a Porsche prova que já está apostando em automóveis sustentáveis e menos nocivos ao meio ambiente. Até 2022, a proposta é que sejam investidos cerca de 6 bilhões de euros em mobilidade elétrica. Em conjunto com o novo modelo, a marca reforça ainda que os híbridos, como o Cayenne Hybrid, lançado no Brasil em 2010, também terão bastante destaque no mercado.
Leia também: A Internet das Coisas já está mudando a forma como vivemos