Acabam de ser anunciados os vencedores do Prix Versailles, prêmio que celebra a arquitetura comercial. O Comitê Internacional elegeu vencedores de 6 regiões diferentes do mundo, incluindo o Brasil.
A cerimônia ocorreu na sede mundial da UNESCO, em Paris, e contou com 12 projetos premiados em 4 categorias distintas: Lojas, Shoppings, Hotéis e Restaurantes. Cada uma foi dividida em outras três subcategorias: Prêmio especial pelo interior, Prêmio especial pelo exterior e Prix Versailles.
Conheça os vencedores do Prix Versailles 2017:
Loja – Prix Versailles: Dior, em Miami. O escritório responsável pelo projeto é o BarbaritoBancel Architects.
Loja – Especial de Interiores: a Yangzhou Zhongshuge venceu como projeto de interiores com seu piso preto que cria a ilusão de uma biblioteca flutuante. Ela está localizada em Hangzhou, China, e o projeto é assinado pelo XL-MUSE.
Loja – Especial de Exteriores: a loja temporária da Chanel em Amsterdã, Holanda, venceu o prêmio de exteriores com trabalho assinado pelo MVRDV.
Shopping – Prix Versailles: venceu o projeto do arquiteto Nikken Sekkei para o Tokyu Plaza Ginza, em Tóquio.
Shopping – Especial de Interiores: ARG Shopping Mall, no Teerã, projetado pelo escritório Arsh 4D studio.
Shopping – Especial de Exteriores: o Lideta Mercato, em Adis Abeba, Etiópia, venceu a categoria especial de exteriores com a assinatura do escritório Vilalta Arquitetura.
Hotel – Prix Versailles: o Chablé – Yucatan Peninsula, em Chocholá, México, impressionou o comitê pelo design luxuoso e requintado. O empreendimento também venceu o Ahead Americas Awards deste ano na categoria “melhor paisagismo”, e está na hot list da revista Condé Nast Traveller como um dos melhores novos hotéis. O projeto é fruto dos arquitetos Jorge Borja e Paulina Morán.
Hotel – Especial de Interiores: localizado na Suíça, o Spedition Hotel & Restaurant se destacou com o projeto de interiores do arquiteto Stylt Trampoli.
Hotel – Especial de Exteriores: o hotel Mar Adentro, em San José del Cabo, México, levou o prêmio de exteriores por sua sensibilidade de integrar a arquitetura ao meio ambiente. Todos os espaços dialogam com a vista para o oceano. O projeto é assinado por Miguel Ángel Aragonés.
Restaurante – Prix Versailles: com um terraço exuberante, o restaurante Illusion possui um cardápio refinado de frutos do mar e vista 360° sobre o Pearl-Qatar. O responsável pela iniciativa foi o arquiteto David Rockwell, do Rockwell Group.
Restaurante – Especial de Interiores: localizado em Melbourne, Austrália, o restaurante Shukufuku Japanese Bento venceu a categoria de interiores com design escandinavo assinado pelo escritório Rptecture Architects.
Restaurante – Especial de Exteriores: projetado pelo estúdio Guto Requena, o Brasil levou o prêmio de exteriores com o Pavilhão Dançante, no Rio de Janeiro. Fruto das Olimpíadas de 2016, ele teve como objetivo criar uma arquitetura cinética que hipnotiza as pessoas.
Leia também: Mostra em Israel exibe a evolução dos óculos
JOÃO DE OLIVEIRA diz:
LINDOS AMEI 10