Com uma bem-vinda iniciativa social, a cidade de Detroit, nos Estados Unidos, criou o primeiro bairro urbano agrícola do país. Localizado em North End, o negócio visa unir agricultura local, lazer e trabalho para os moradores da região.
A horta possui 30 mil metros quadrados, nos quais nascem mais de 300 tipos de frutas e verduras orgânicas, abastecendo gratuitamente 2 mil famílias e igrejas locais. O projeto faz parte da proposta do prefeito Mike Duggan, que se comprometeu em revitalizar a cidade e contou com o apoio da organização não-governamental criada pela Universidade de Michigan, Mufi.
Além da horta urbana, o espaço ganhou a reforma de dois edifícios que agora operam como centro de educação sobre agricultura urbana e projetos socioculturais para a comunidade. O investimento verde tem atraído novos residentes e também aumentou os investimentos no bairro de North End.
De acordo com o presidente da ONG Mufi, Tyson Gersh, a ideia é oferecer uma experiência única para que os cidadãos possam viver em espaços mais interessantes, que envolva aspectos residenciais, comerciais, de mobilidade e de agricultura.
Leia também: Swale: horta flutuante em Nova York
Um comentário em “Horta urbana: Detroit alimenta 2 mil famílias gratuitamente”