A arte contemporânea é um estilo que carrega em si traços da atualidade social, local ou mundial. Ela nasceu na segunda metade do século XX, e perdura até os dias de hoje, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras. Conheça três artistas plásticos nacionais pós-modernos que estão em evidência.
Beatriz Milhazes
Nascida no Rio de Janeiro, em 1960, Beatriz faz referências ao barroco, obras de Tarsila do Amaral e Burle Marx, padrões ornamentais e art deco. Com obras repletas de cores fortes, formas ovais e flores, em 2012, a artista teve sua tela “Meu Limão” arrematada por 2 milhões de dólares, o mais alto valor alcançado em leilão por um artista brasileiro vivo.
Beatriz Milhazes também conquistou um valor astronômico pela tela “O Mágico”, em 2008, vendida por mais de um milhão de dólares, e foi a primeira artista brasileira a ganhar uma retrospectiva no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires.
Além da pintura, Beatriz dedica-se à gravura e à ilustração.
Os Gêmeos
Nascidos em 1974, a dupla de irmãos gêmeos Otávio e Gustavo Gandolfo começou pintando grafites no bairro Cambuci, em São Paulo. Os dois tornaram-se influência global, com trabalhos presentes nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia e Cuba. A dupla traz temas que vão de retratos de família a críticas sociopolíticas.
Adriana Varejão
Natural do Rio de Janeiro, 1964, Adriana já participou de diversas exposições nacionais e internacionais, como a Bienal de São Paulo e MoMa, em Nova York. Seu estilo tem referências na colonização brasileira, como a pintura de azulejos portugueses.
Em seus trabalhos mais recentes, a artista tem se inspirado na arquitetura de espaços, como botequins cariocas, banheiros públicos europeus, açougues, saunas e piscinas, abordando questões tradicionais da pintura com cor, textura e perspectiva.
Leia também: Escultura suspensa em Londres
liliane diz:
Ola estou fazendo um trabalho sobre as obras da Artista Adriana Varejão, o que mais esta me dando trabalho
e a questão das obras estarem sem nenhuma especificação. Não tem o nome da obra, nem data de fabricação, a técnica utilizada as dimensôes e nem o local onde esta.
Construtora Laguna diz:
Olá, Liliane! Nosso intuito com a publicação foi apresentar um pouco do trabalho de alguns artistas. Mas neste link http://www.adrianavarejao.net você encontra mais informações. Esperamos ter ajudado e boa sorte no trabalho 🙂
Paula da Silva Torres diz:
Legal d+!!
Linda aquela pintura dos gêmeos no castelo.
Construtora Laguna diz:
Olá, Paula! Que bom que gostou do artigo. 🙂 Continue acompanhando nosso blog para conferir conteúdos similares!