Quem tem criança em casa sabe o perigo que os móveis com quinas vivas, como alguns centros de mesa, podem oferecer. Pensando neste exemplo, trouxemos dicas de como você pode aumentar a segurança do seu filho dentro de casa.
De acordo com a coordenadora da ONG Criança Segura, na cozinha, use sempre as bocas de trás do fogão, além de manter sacos plásticos, objetos cortantes e inflamáveis fora do alcance dos pequenos. Em jantares, evite toalhas compridas, pois as crianças podem puxá-las sobre elas.
No banheiro, o ideal é deixar a porta trancada, desta forma você evita que mexam na privada, armários com medicamentos, antissépticos bucais e demais produtos que ofereçam perigo de intoxicação. É muito importante que lâminas de barbear e secadores de cabelo fiquem fora do alcance das crianças.
Na sala, tapetes devem possuir antiderrapante, para evitar quedas. Se os móveis tiverem quinas afiadas, use um protetor ou troque por modelos com cantos arredondadas, além de mantê-los afastados de janelas, pois podem ser usados para escalar. Aliás, instale redes de proteção em janelas, sacadas e mezaninos, e proteja as tomadas com tampas.
No quarto do seu filho, os berços devem ter grades com espaçamento máximo de 5 cm, e tome cuidado com brinquedos, travesseiros e lençóis dentro dele, pois podem causar sufocação. Escolha os brinquedos considerando a idade e habilidade da criança, sempre com o selo do Inmetro.
Leia também: Inspiração: quarto de bebê bege e amadeirado