Bonsai: certamente você já se encantou por estas árvores pequeninas, capazes de produzir flores e frutos. Se bem cuidado, o bonsai pode se tornar um forte aliado na decoração.
Muitos imaginam que o bonsai é um tipo de planta, mas na verdade, bonsai é o resultado da técnica de transformar árvores convencionais em miniaturas. A técnica consiste em cortar dois terços da raiz para conter o crescimento, podando a planta para conferir uma forma especial. Na prática, qualquer muda pode ser transformada em bonsai!
Cuidados com um bonsai
Regue apenas quando a terra do vaso estiver quase seca e depois regue novamente até que água saia pelos orifícios de drenagem. É importante molhar todo o vaso para garantir que as raízes sejam beneficiadas. Nos dias de calor, borrife água nas folhas e galhos para manter a árvore viçosa.
A cada três ou seis meses, é necessário fazer a poda da copa e dos galhos, visando manter o formato original do bonsai. A poda deve ser feita com tesoura específica, facilmente encontrada em lojas de jardinagem. As raízes dos bonsais pequenos recebem poda a cada três anos, e as dos maiores, a cada dez.
Para deixar a árvore mais resistente, fortaleça a planta com adubação mineral e orgânica. A mineral é encontrada em lojas de jardinagem, enquanto a orgânica pode ser encontrada em casa de produtos veterinários e agrícolas.
Leia também: Essenza Hotel: paraíso em Jericoacoara