Poucas famílias comandaram por tanto tempo o destino de tantos povos quanto os Habsburgos. O poderoso clã colecionou palácios, mobília de luxo e objetos de arte em diversos países. Hoje, várias propriedades foram transformadas em museus.
Visitá-los é a ocasião perfeita para aprender sobre a história da arquitetura e decoração na Europa. Conheça alguns dos palácios mais interessantes dos soberanos da Áustria.
Schloss Schönbrunn, em Viena
O imperador Leopoldo I mandou construir esse palácio barroco em 1695, como um presente para seu herdeiro. O público pode visitar 40 dos 1441 cômodos da construção.
Na parte externa, é possível conhecer o labirinto de arbustos e o primeiro jardim zoológico do mundo, de 1752.
Miramare, em Trieste
Os encantos do Adriático levaram o príncipe Fernando Maximiliano a inaugurar em 1860 essa morada de frente para o mar, na Itália. O arquiteto austríaco Carl Junker projetou o edifício eclético combinando estilos como gótico, renascentista e medieval.
Hofburg, em Viena
Residência oficial dos Habsburgos, esse complexo de palácios foi o coração do império por mais de 600 anos. Os edifícios têm 2.600 cômodos, onde 5 mil pessoas – entre elas o presidente da Áustria – trabalham.
Castelo de Praga
Hoje residência do presidente da República Tcheca, esse castelo começou a ser construído no século IX, e passou a pertencer aos Habsburgos no século XVI, quando a família reivindicou o trono da Boêmia. É considerado pelo Livro Guiness dos Recordes o maior castelo antigo do mundo, graças aos seus 73 mil m².
Leia também: Seven Stars Galleria, hotel 7 estrelas