Os detalhes da nova torre de observação em Dubai acabam de ser revelados: o projeto de Santiago Calatrava foi inspirado nas formas naturais do lírio, evocando o formato de um minarete, elemento arquitetônico presente nas mesquitas.
De acordo com Calatrava, a torre de Dubai Creek Harbour é uma conquista artística que une tecnologia e engenharia como veículos para a beleza e a arte.
la contará com 10 plataformas de observação com diferentes espaços, como a “Sala do Pináculo”, que será um grande observatório, terraços com jardins que recriam o esplendor dos “Jardins Suspensos da Babilônia” e os “Piece de resistance”, que serão balcões rotativos que se projetam para fora.
Ocupando seis quilômetros quadrados, a nova torre também abrigará uma praça central com diversas butiques internacionais, museu e auditório. A torre servirá como o núcleo central de Dubai Creek Harbour, a 10 minutos do Aeroporto Internacional da cidade, nas proximidades da Reserva Biológica Nacional Ras Al Khor, protegida pela Convenção de Ramsar da UNESCO.
O projeto também possui princípios sustentáveis, como o sistema de limpeza da fachada, que será feito através de água coletada pelo sistema de refrigeração do edifício. O paisagismo será projetado para fazer sombreamento e criar proteção solar integrada, promovendo a eficiência térmica da torre.
Leia também: Estações de metrô luxuosas