Volkswagen cria robô que recarrega carros elétricos

Volkswagen cria robô que recarrega carros elétricos - Construtora Laguna

Com uma iniciativa inovadora, a Volkswagen promete surpreender os entusiastas de soluções sustentáveis. Recentemente, a marca criou um protótipo de robô autônomo capaz de recarregar carros elétricos em um estacionamento. Em vez de estações fixas, o robô móvel vai até o veículo e faz tudo sozinho: abre a tampa do soquete, faz a conexão e o desacoplamento do plugue. As baterias têm capacidade de 25 kWh e são compatíveis com sistemas de carga rápida a 50 kWh.

Para o sistema de carregamento funcionar, os robôs atenderiam via solicitação de aplicativo e teriam o auxílio de câmeras, scanners a laser e sensores ultrassônicos para localizar a porta do carro. A Volkswagen vê o conceito como uma alternativa ideal para estacionamentos de shoppings, por exemplo, pois o preço do robô e das baterias seria significativamente menor se comparado à instalação de carregadores elétricos tradicionais.

Mark Möller, chefe de desenvolvimento da Volkswagen Group Components, afirma: “O robô de carregamento móvel desencadeará uma revolução quando se trata de carregar em locais como estacionamentos de vários andares ou subterrâneos, porque levamos a infraestrutura de carga para o carro e não o contrário. Com isso, estamos tornando quase todos os estacionamentos elétricos, sem complexas medidas de infraestrutura individuais. É um protótipo visionário que pode ser transformado em realidade rapidamente se as condições gerais forem favoráveis”. É válido ressaltar que por enquanto não há previsão para um eventual lançamento comercial do robô.

Veículos elétricos não dependem de combustíveis fósseis, são silenciosos, econômicos e não emitem CO₂ e outros gases poluentes.

Pensando em contribuir com um modo de vida sustentável, a Construtora e Incorporadora Laguna irá disponibilizar carro elétrico para uso comum nos empreendimentos ALMÁA Cabral e MAI Terraces. Os moradores contarão ainda com pontos de recarga, sendo que a energia será gerada por placas fotovoltaicas, sem custo para os moradores.

Com previsão de entrega para este mês, o ROC Batel, imóvel-arte contemporâneo localizado em um dos bairros mais charmosos de Curitiba, também aposta nesta iniciativa e contará com uma vaga para carregamento de carro elétrico.

Leia também: Sustentabilidade: entenda as vantagens do carro elétrico

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário