As 10 marcas mais valiosas do mercado de luxo no mundo

O setor de luxo está em constante crescimento e no último ano não foi diferente. De acordo com o ranking BrandZ das 100 marcas mais valiosas do mundo, desenvolvido por Kantar e WPP, as dez marcas que lideram a lista valem, juntas, US$ 133,1 bilhões.

O relatório aponta ainda que os consumidores enfrentam um momento de desilusão com más notícias e eventos mundiais, o que os leva a procurar felicidade e empolgação nas marcas de luxo.

Outro detalhe revelado foi o reconhecimento da importância das redes sociais como forma de entender melhor o consumidor, conquistar novos clientes e fortalecer as marcas. Até pouco tempo havia receio por parte de empresas luxuosas em investir no mundo digital, pois temiam diminuir seu prestígio e exclusividade.

Atualmente, grandes nomes do segmento têm atuação frequente no Instagram, por exemplo. A Louis Vuitton já conta com mais de 25 milhões de seguidores, e a Channel ostenta mais de 28 milhões de pessoas acompanhando seu perfil na rede social.

Confira a lista com as 10 marcas de luxo mais valiosas do mundo em 2018, assim como sua evolução em relação ao ano anterior:

10 – Yves Saint Laurent

A marca francesa de roupas e acessórios que leva o nome de seu fundador e estilista aparece pela primeira vez no ranking, valendo US$ 3,3 bilhões.

A história da grife começa em 1962, quando Yves Saint Laurent saiu da Dior e, com o apoio de seu companheiro Pierre Bergé, fundou a marca. Seu estilo moderno e original foi conquistando reconhecimento até transformar-se em um dos mais famosos nomes do mundo da moda.

9 – Dior

A grife italiana do estilista Christian Dior cresceu 54% no último ano e vale o equivalente a US$ 3,6 bilhões.

A empresa revolucionou o mercado da moda e atualmente é a marca de moda com maior engajamento no Instagram Stories, segundo levantamento da rede social.

8 – Prada

Sinônimo de luxo e sofisticação, apesar de ainda se manter no top 10, a Prada perdeu seu valor em 1%, valendo em 2018 US$ 3,9 bilhões.

A grife francesa é tão aclamada que Anna Wintour, editora da revista Vogue americana, chegou a declarar que a Prada é o único motivo pelo qual alguém deveria assistir à temporada de moda em Milão.

7 – Burberry

Também do mundo da moda, a grife de luxo da Grã-Bretanha cresceu 5% neste ano, e vale atualmente UR$ 4,4 bilhões.

A empresa foi fundada em 1856 por Thomas Burberry e ficou conhecida pelo seu famoso trench coat, que vestiu a inesquecível cena de beijo entre Audrey Hepburn e George Peppard, em “Bonequinha de Luxo”.

6 – Cartier

Importante marca de luxuosas joias e relógios, a Cartier cresceu 20% e vale US$ 7 bilhões. Uma das joalherias mais antigas do mundo, criada em 1847, e responsável por suprir os desejos da realeza europeia, a marca une inovação e tradição em peças de requinte e qualidade.

5 – Rolex

Com relógios atemporais e de qualidade mundialmente reconhecida, a marca suíça conquistou um crescimento de 8%, atingindo o valor de US$ 8,7 bilhões.

A Rolex foi a primeira a oferecer o relógio de pulso, e tempos depois, foi pioneira também lançando o relógio de pulso à prova d’água.

4 – Chanel

Apesar de perder 6% de seu valor, a Chanel permanece em destaque conquistando o 4º lugar da lista. A grife da França vale US$ 10,3 bilhões.

A revista Times elegeu Coco Chanel como uma das 100 pessoas mais importantes e a quarta mulher mais poderosa do século XX. Sua frase memorável “simplicidade é a chave da verdadeira elegância” traduz muito a essência da marca.

3 – Gucci

O valor da grife italiana foi o que mais cresceu entre todas as marcas da lista, aumentando 66% em relação a 2017 e totalizando US$ 22,4 bilhões.

A Gucci é conhecida como uma das marcas mais desejadas do momento e, principalmente depois que Alessandro Michele assumiu a direção criativa, vem conquistando cada vez mais prestígio entre os fashionistas.

2 – Hermès

Segunda empresa mais valiosa do mundo, a marca francesa de artigos de luxo, famosa por sua cor alaranjada, cresceu 20% no último ano, passando a valer US$ 28 bilhões.

Um fato curioso é que, em 2011, a Hermès vendeu uma das bolsas mais caras da história em um leilão. O produto foi a Hermès Birkin, negociada por mais de 200 mil dólares.

1 – Louis Vuitton

“Exclusividade” é a palavra que pode descrever a líder da lista das 10 marcas mais valiosas do mundo. Com um crescimento de 41%, a Louis Vuitton vale incríveis UR$ 41,14 bilhões.

A qualidade é algo levado muito a sério pela grife francesa. Toda a matéria-prima segue um rigoroso padrão, e até o criador do gado que fornece o couro para as bolsas obedece a um protocolo estipulado. Estes fatores, aliados à inovação e exclusividade, ajudaram a fazer da marca o que ela é hoje.

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