Desfrutar de um vinho de qualidade não depende somente da marca ou do ano de colheita, mas também da forma como ele é armazenado.
Confira algumas dicas de como guardar corretamente o vinho em sua residência:
Tempo: vinhos tintos jovens devem ser consumidos no máximo em 3 anos, enquanto os de guarda podem ser armazenados por até 10. É recomendado que os vinhos brancos leves também sejam consumidos jovens, portanto, não é indicado guardá-los por longos períodos. Evite movimentar o vinho e vibrações, e não o deixe perto de produtos que exalem odores, pois podem penetrar na rolha e interferir na bebida.
Posição da garrafa: o vinho deve ficar na horizontal, dessa forma a rolha estará em contato direto com o vinho, impedindo a entrada de oxigênio e garantindo sua umidade. A condição ideal de umidade é de 65 a 75%.
Local: a melhor maneira de conservar o vinho é em uma adega climatizada. No MAI Home, por exemplo, os moradores possuem opções de planta onde é possível projetar uma adega. Confira em nosso decorado a opção de ter um local adequado para seus vinhos.
Endereço: Rua Major Heitor Guimarães, 1644.
Os vinhos devem ser armazenados em local escuro, pois a exposição contínua à luz pode alterar os sabores e aromas, oxidando a bebida pelo desenvolvimento dos radicais livres.
Leia também: Dicas simples para harmonização de vinhos