A China é atualmente destaque em termos de inovação e construção civil, está lá, por exemplo, a primeira passarela flutuante do mundo, inaugurada na virada do ano. Agora, o país anuncia sua primeira floresta vertical.
O colosso verde está sendo erguido em Nanjing, na estrutura de dois empreendimentos estilizados que terão em suas fachadas 1.100 árvores de 23 espécies nativas e mais 2.500 plantas e arbustos em cascata, que cobrirão uma área de 6 mil metros quadrados. Os prédios terão 199 e 107 metros: o mais alto abrigará museu, clube no terraço, área corporativa e escola sustentável; já a torre menor será destinada à Rede Hyatt, com 247 quartos e uma piscina na cobertura.
O projeto é assinado pelo arquiteto italiano Stefano Boeri, que possui em seu currículo duas torres semelhantes em Milão, conhecidas como Bosco Vertical, e tem em andamento mais uma floresta vertical em Lausanne, na Suíça.
De acordo com Stefano, as Nanjing Green Towers visam regenerar a biodiversidade local e melhorar a qualidade de vida dos chineses, já que o país é um dos que têm o ar mais insalubre do mundo. Elas poderão absorver 25 toneladas de CO² por ano e produzir 60 kg de oxigênio por dia. As obras devem ser concluídas em 2018.
Leia também: Biblioteca “flutuante”na China