Há alguns anos, designers e arquitetos têm apostado em poltronas nas salas de estar e home theaters. Com o seu espaço garantido na decoração contemporânea, os novos formatos e materiais acabaram por incorporar as peças chaise, divã e récamier. Conheça os conceitos de cada uma e acerte na escolha.
Chaise longe: apesar do nome francês, “cadeira longa”, a peça tem origem no Egito Antigo, e também já foi chamada de espreguiçadeira. Ela invadiu as salas de TV agregando conforto e integrando-se aos sofás. A chaise geralmente é estofada, o corpo fica reclinado e as pernas estendidas.
Divã: por definição, o divã é um sofá sem braços, mas este conceito gera muita controvérsia, já que a maioria dos divãs possui algum tipo de encosto. Seu formato mais comum é com um dos lados mais elevado em relação ao outro, para que a cabeça fique mais alta que o corpo. Porém, existem modelos em que as duas extremidades são mais elevadas, para que os pés também fiquem confortáveis.
Récamier: de modo geral, “récamier” é o termo utilizado para designar qualquer banco que não tenha encosto mas conte com braços em ambas as extremidades. A sua origem é desconhecida, contudo, acredita-se que o banco está associado ao quadro de Madame Récamier, uma socialite francesa, por Jacques-Louis David.
Leia também: Inspiração para salas de TV contemporâneas