Laguna recebe a CASACOR Paraná: confira detalhes da edição de 2025

De 1º de junho a 27 de julho de 2025, foi realizada em Curitiba a 31ª edição da CASACOR Paraná – a mostra mais relevante de arquitetura, arte e design do estado. E nesse ano, além de participante, a Laguna foi anfitriã da CASACOR.

Em parceria inédita, a mostra foi sediada na rua Carmelo Rangel, 505, em um terreno pertencente à Construtora Laguna. O espaço, futuramente, será integrado às áreas vizinhas e dará origem a um novo imóvel-arte, em uma área de 10.000 m² com lançamento previsto para o segundo semestre de 2026.

A edição deste ano contou com natureza nativa, incluindo araucárias centenárias, e com residências icônicas como cenários.

Com 33 concepções assinadas, a CASACOR manteve seu caráter cultural, mas também atuou como um espaço de conexões e networking, onde expositores e visitantes puderam estreitar relações.

Sobre a CASACOR Paraná 31ª edição

Fundada em 1987, a CASACOR é a maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas, e desde sua primeira edição dá visibilidade a questões pertinentes de cada época.

Em 2025, com o tema “Semear Sonhos”, a CASACOR Paraná buscou promover reflexões sobre como a arquitetura, o paisagismo, a arte e o design podem ser agentes de transformação. O tema desse ano reafirmou o compromisso da CASACOR de estar em sintonia com as questões contemporâneas que impactam o mercado, além de apoiar soluções inovadoras e sustentáveis.

A mostra propôs uma nova forma de pensar os espaços e as cidades e foi apoiada em três pilares: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes. Os pilares do tema convidaram a refletir sobre a integração entre o urbano e o natural, promovendo a ideia de cidades como ecossistemas vivos.

Na edição de 2025, os projetos desenvolvidos apresentaram diferentes espaços, como hall de entrada, pet hall, jardim, salas, cozinhas, quartos, banheiros, entre outros.

Espaço Laguna, assinado por Bernardes Arquitetura

Espaço Laguna | Foto: Eduardo Macarios

Com 100 m², o Espaço Laguna foi assinado pelo multipremiado escritório Bernardes Arquitetura e apresentou características relevantes do trabalho do arquiteto Thiago Bernardes. Entre elas, o uso de materiais naturais – neste caso, a madeira e a pedra – e a incorporação ao entorno, como as araucárias do terreno. O espaço, flutuando sobre as águas, valoriza a construção com mínimo impacto ambiental.

O mobiliário, assinado por Paulo Mendes da Rocha e Zanini de Zanine, somou-se a peças criadas especialmente pela Bernardes Arquitetura, compondo uma atmosfera acolhedora, sensorial e profundamente integrada à natureza.

Em julho, um encontro especial na CASACOR Paraná 2025 celebrou a sinergia da parceria exclusiva em Curitiba entre a Laguna e a Bernardes Arquitetura. A conversa reuniu o Diretor-Geral da Laguna, André Marin, e o sócio-fundador da Bernardes Arquitetura, Thiago Bernardes, junto ao sócio Dante Furlan e ao Diretor de Projetos do escritório, Fausto Sombra. O evento demonstrou uma visão compartilhada entre as empresas, inovação e o compromisso conjunto de transformar paisagens urbanas por meio da arquitetura contemporânea.

Mediado pela jornalista e editora-chefe da revista Habitat, Débora Mateus, o encontro abordou o processo criativo por trás dos empreendimentos Laguna + Bernardes Arquitetura e apresentou o KAÁ e o ZAHI Taunay, bem como o próximo lançamento da construtora, no terreno onde foi sediada a CASACOR. O ZAHI se destaca pelas formas que suavizam sua presença na paisagem, integrando arquitetura, orientação solar e natureza. Elementos naturais, como a araucária, foram considerados desde o início do desenvolvimento, reforçando a conexão do empreendimento com o entorno e valorizando o ambiente.

Um espaço concebido com precisão e propósito

No Espaço Laguna, o Granito Portinari, fornecido pela Gramarcal, ganhou destaque nas paredes e superfícies, revelando a textura original da pedra e reforçando a paleta de tons amadeirados que guiou o projeto. Já a instalação dos granitos naturais ficou a cargo da Pasa Revestimentos, que garantiu precisão e acabamento impecável.

A madeira também desempenhou papel essencial – mais especificamente, a madeira engenheirada lamelada colada, disponibilizada pela Urbem, indústria brasileira de referência no setor. Proveniente de florestas plantadas de pinus e certificado pelo manejo sustentável, o material combina alta performance, menor impacto ambiental e uma estética naturalmente acolhedora. Além disso, sua aplicação como sistema estrutural torna a obra inovadora e consciente.

Complementando a atmosfera sensorial, o espelho d’água, executado pela Desjoyaux, reforçou a conexão com elementos naturais. Por sua vez, a EngWood assinou a execução minuciosa das peças de marcenaria sob medida – incluindo o banco, a bancada escura e os totens que abrigam as maquetes –, destacando o cuidado artesanal em cada detalhe.

O resultado foi um ambiente em que materiais, técnicas construtivas e parceiros especializados se integraram, criando um espaço sofisticado e conectado à natureza.

CASACOR Paraná 2025 no Batel

Além de contar com um espaço dedicado à construtora, assinado pelo renomado escritório Bernardes Arquitetura, a CASACOR Paraná 2025 foi sediada em um terreno pertencente à Laguna na região do Batel. O bairro é conhecido por sua diversidade de serviços, beleza arquitetônica e integração com a natureza.

O espaço que sediou a CASACOR ocupa um terreno de aproximadamente 10.000 m², dos quais apenas 20% foram utilizados durante a mostra. O local, que já carrega um forte valor arquitetônico e urbano, será palco de um novo empreendimento da Laguna assinado pela Bernardes Arquitetura, com data ainda a ser anunciada. O escopo é unir traços característicos do movimento modernista e os valores da Laguna, com respeito ao entorno, integração entre interior e exterior e uso de materiais estruturais aparentes – como concreto, pedra e vidro.

O escritório Bernardes Arquitetura, inclusive, mantém uma forte relação histórica com o modernismo, reforçando a autenticidade e a coerência arquitetônica do projeto. A parceria exclusiva com a Laguna em Curitiba já resultou em imóveis-arte únicos e inovadores, como o ZAHI Taunay e o KAÁ.

Conheça alguns projetos de destaque da mostra Paraná 2025

Banheiro Intimidade da Forma, da arquiteta Karolinna Venturi

Fonte: CASACOR | Foto: Eduardo Macarios

Karolinna Venturi criou um ambiente que mescla delicadeza renascentista e sensorialidade contemporânea. O design privilegia formas orgânicas, em que o mármore, material nobre por excelência, dialoga com uma iluminação cuidadosamente trabalhada, evocando uma atmosfera íntima e contemplativa.

Estar Gourmet, do arquiteto Ary Polis Jacobs e do decorador Renan Mutao

Fonte: CASACOR | Foto: Guilherme Rocha

Inspirado no tema geral da mostra, “Semear Sonhos”, o ambiente combina rochas naturais com uma ilha central escultural, transformando a cozinha e a área de convivência em um espaço de encontros afetivos.

Cozinha Raízes Deca, assinada pela arquiteta Mariana Paula Souza

Fonte: CASACOR | Foto: Eduardo Macarios

A Cozinha Raízes mescla natureza, modernismo e a memória das relações. Inspirada pelas árvores centenárias que cercam o terreno da Laguna, a arquiteta reflete sobre o “enraizamento”, com uma casa conectada à terra, à história e ao convívio.

Bar, assinado pelo arquiteto Givago Ferentz

Fonte: CASACOR | Foto: Antônio More

Com um espaço moldado por formas orgânicas, o arquiteto Givago Ferentz propõe um mergulho sensorial que evoca as profundezas do mar para uma experiência envolvente e contemplativa.

CASACOR São Paulo, Santa Catarina e Minas 2025

A CASACOR ocorre em diversos estados do Brasil e em outros países – como Chile, Peru, Bolívia e Equador. Na edição brasileira de 2025, os estados de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais também sediaram mostras originais e inovadoras, unidas por um fio condutor: a sensação de plantio, de germinação e de colheita de ideias, afetos e espaços de convivência. 

A versatilidade com que o tema “Semear Sonhos” foi interpretado em cada contexto regional mostra que morar hoje é uma questão plural, que abrange estética e técnica. Desde a paisagem urbana paulistana, passando pela imersão natural em Florianópolis, até o legado cultural e arquitetônico de Belo Horizonte, cada mostra revelou um modo próprio de pensar e de habitar.

Visite a Galeria Laguna

Conheça o decorado do ZAHI Taunay na Galeria Laguna, também assinado pelo escritório Bernardes Arquitetura, e vivencie em cada detalhe o conceito de um projeto pensado para quem valoriza bem-estar, elegância e conexão genuína com o entorno.

No local, clientes e visitantes podem saber mais como a Laguna traduz emoções em espaços, além de explorar, descobrir e interagir com projetos únicos. Também é possível conhecer em detalhes os diferenciais construtivos dos imóveis-arte e conferir de perto a integração entre design, tecnologia e sustentabilidade, bem como conversar com nossos consultores.

A Galeria Laguna está aberta de segunda a sexta-feira das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h na av. do Batel, 1713. Faça uma visita!

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário