O que faz você feliz, traz conforto e sensação de bem-estar? Este é o princípio da decoração hygge, termo ainda sem correspondente em português. Este conceito de vida veio da Dinamarca, o país mais feliz do mundo, segundo o relatório anual da ONU. O Hygge não tem a ver apenas com bens materiais, mas também com o social, e a forma como compartilhamos os momentos uns com os outros.
Muitos podem se questionar como um país nórdico, que possui apenas quatro horas de sol por dia e temperaturas próximas a 0 ºC no inverno, pode ser considerado o mais feliz do mundo. De acordo com a professora Susanne Nilsson, que ensina o conceito hygge em Londres, os nórdicos aprenderam a adotar práticas que agregam felicidade dentro do próprio lar, já que passam boa parte do tempo nele. Confira quatro dicas para adotar o estilo na sua casa.
Iluminação natural
A luz natural é fundamental para produzir uma atmosfera aconchegante. Nos empreendimentos Laguna, por exemplo, as vistas panorâmicas dialogam diretamente com as residências suspensas.
Ambientes acolhedores
Preparar a casa para receber o inverno é costume dos nórdicos. Aposte em velas, decore com flores, utilize mantas e almofadas e materiais como madeira, pedra, lã, linho e algodão. Prefira as texturas que transmitam calor e intimidade.
Receba os amigos em casa
Receber amigos e familiares em casa não envolve decoração, mas o conceito de compartilhar bons momentos com quem se ama. Os dinamarqueses adoram cozinhar, então que tal preparar um jantar? Aproveite para elaborar um menu com carinho e que agrade a todos.
Objetos de valor sentimental
A nostalgia faz parte da decoração hygge. Decore os ambientes com peças que tragam boas lembranças, como livros com dedicatórias, fotos de uma viagem com que você tanto sonhou, cartões-postais, porta-retratos e o que mais trouxer a sensação de paz e celebre as coisas simples da vida.
Leia também: O aroma perfeito para cada ambiente