Para celebrar o Salão do Móvel de Milão, que acontece entre os dias 4 e 9 de abril, a mostra Multiplex, do designer Tom Dixon, propõe analisar passado, presente, futuro e as emoções do design, bem como pôr em dia os conceitos mais contemporâneos do setor, segundo a ótica do profissional.
Com 2 andares, a Multiplex está localizada em um cinema de 840 lugares de uma histórica galeria na via Manzoni.
Passado
Chamadas de “Veteranas”, para a seção Passado foram selecionadas peças icônicas fabricadas pela primeira vez na loja do designer, em Londres, como a Cadeira S, a Pylon Chair e a Jack Lamp. Após tantos anos, as silhuetas com referências à pop art se mostram atemporais.
Presente
Representando as pop-up stores, o Presente exibe lançamentos exclusivos da feira. A loja Chandelier, por exemplo, apresenta as mais recentes aventuras em óptica futurista com destaque para luminosidade.
Entre os lançamentos, o lustre CUT Pendant tem pendentes em vários tamanhos e linhas retas, que remetem à lapidação do diamante. Quando desligadas as lâmpadas, a peça reflete a luz com efeito de um caleidoscópio, e enquanto acesas, o reflexo cria raios laser, criando formas ópticas bastante futurísticas.
Já na área têxtil, Tom lança seis tecidos, batizados de Super-Texture, que exploram a maciez e introduzem a marca Dixon neste mercado.
Futuro
Em parceria com a rede IKEA, Tom Dixon desafia o mobiliário convencional explorando as noções de adaptabilidade do futuro. Com o nome de “Delakting ‘living platform’”, o projeto futurista lança o sofá-cama Delakting, peça intimista que tem as linhas inspiradas nos consagrados divãs.
Leia também: Tapetes Tom Dixon