A famosa Arena de Verona recebe milhares de visitantes do mundo todo para assistir a seus espetáculos de dança e teatro. Porém, devido a sua estrutura aberta, algumas performances são prejudicadas pelas condições climáticas.
Por conta desta adversidade, o anfiteatro romano receberá, em breve, uma cobertura retrátil assinada pelo escritório de arquitetura alemão GMP Architekten.
O projeto venceu uma competição internacional com 87 participantes, julgados pela comissão italiana. De acordo com seus idealizadores, a infraestrutura não interfere em nada na construção histórica, apenas adicionará a opção de proteger a arena em dias de chuva, ventos fortes e até mesmo sol excessivo.
O teto será construído pelos engenheiros da SBP – Schlaich, Bergermann & Partners, em uma única camada de tecido que cobrirá os 12 mil m² de extensão da Arena de Verona. O destaque da cobertura se dá pelos anéis de compressão envoltos pelo tecido, escondendo qualquer cabo de sustentação e preservando o charme e a elegância do anfiteatro romano.
Leia também: Projeto italiano oferece água mineral sustentável