A Realdania, renomada organização filantrópica da Dinamarca, desafiou arquitetos a criarem uma moradia que reduzisse em 30% a emissão de gás carbônico. O resultado foi surpreendente. Confira a casa ecológica de 136 m² que pode ficar até 50 anos sem manutenção.
Concebida para durar 150 anos, a residência possui fachada com tijolos vermelhos de barro extraído localmente e assentados em argamassa de cal.
A casa tem pé-direito de 7 metros na área social, exibindo painéis de compensado de pinus no forro. As vigas são feitas de cabos de aço, reforçando a estrutura da cobertura. Para manter o ambiente ainda mais iluminado, as portas de correr são totalmente em vidro duplo.
Boa parte das paredes internas receberam blocos de barro de alto desempenho térmico e foram assentadas com uma argamassa que economiza 80% de água no preparo.
O piso é feito com chapas de pinus maciço de 3 centímetros de espessura. O material foi tratado com sabão vegetal e promove o aconchego de uma casa tradicional. Para garantir o isolamento térmico, abaixo do piso há uma cama de poliestireno.
Leia também: Combinação de cores na decoração