Sobreposição de tapetes: conheça esta tendência da decoração

Sobreposição de tapetes conheça esta tendência da decoração - Construtora Laguna

Importantes exposições e eventos dos setores de design de interiores e decoração vêm apostando nesta tendência nos últimos anos, e com o tempo, a sobreposição de tapetes tem se fortalecido em ambientes contemporâneos.

Sobrepor tapetes grandes e pequenos, lisos e com textura, coloridos e monocromáticos, criando camadas, é uma maneira criativa e moderna de personalizar o ambiente, tornando-o totalmente único e combinando diversas preferências dos moradores em um só cômodo.

A proposta oferece flexibilidade ao décor, já que aumenta as possibilidades de visual e permite a atualização frequente. Além disso, é ideal em situações nas quais o morador é apaixonado por uma peça, porém o cômodo é grande demais para acomodá-la. Considerando as tonalidades e o estilo do mobiliário e encontrando características em comum entre os elementos decorativos e os tapetes, é possível conquistar um resultado autêntico e elegante e ainda evidenciar pontos específicos.

Em geral, não existem regras. Ainda assim, uma dica para manter a harmonia é garantir que as cores do espaço se comuniquem, especialmente no caso de utilização de diversas estampas, e que itens chamativos sejam combinados com opções lisas e neutras.

Inspire-se a seguir com 5 ideias de sobreposição de tapetes para sua casa.

Efeito moldura

Sobreposição de tapetes é tendência da decoração - Construtora Laguna

O efeito moldura é criado quando um tapete maior, geralmente neutro, é sobreposto por um menor, fazendo com que apenas uma borda do primeiro fique aparente e o segundo ganhe protagonismo. Esta técnica é utilizada com frequência em espaços amplos para delimitar ambientes.

Caminhos

Sobreposição de tapetes, conheça esta tendência da decoração - Construtora Laguna

Os tapetes no estilo de passadeiras são peças longas e estreitas que costumam proteger escadas e corredores. Quando combinadas — muitas vezes acompanham um tapete maior como base —, podem indicar os caminhos de circulação dentro do cômodo.

Assimétrico

Sobreposição de tapetes conheça esta tendência da decoração - MAI Terraces - Construtora Laguna
MAI Terraces

Tapetes de tamanhos diferentes podem ser combinados de forma assimétrica para agregar um ar despojado e atual à decoração.

Aliando beleza e conforto

Sobreposição de tapetes, tendência da decoração - Construtora Laguna

Alguns tecidos são bonitos e casam bem com a decoração, mas não oferecem o conforto ideal para cômodos como dormitórios e salas de estar, que costumam ser mais aconchegantes. Nesses casos, sobrepor um tapete macio ajuda a tornar o ambiente mais acolhedor.

Diferentes estampas

Peças de diferentes estampas que têm cores em comum, ou ainda padronagens similares com cores distintas são combinações divertidas que conseguem manter a harmonia do ambiente.

Leia também: Para se inspirar: salas sem sofá

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário