7 benefícios da prática da natação para a saúde

7 benefícios da prática da natação para a saúde - Construtora Laguna

Os esportes são imprescindíveis para o bom funcionamento do corpo e para a saúde psicológica. E a natação é um dos exercícios mais recomendados para pessoas de todas as idades – inclusive bebês –, já que tem pouco impacto sobre ossos e articulações.

Especialmente durante os meses mais frios do ano, ter fácil acesso a piscinas amplas e aquecidas é um grande incentivo para incluir a natação na rotina. Com foco no bem-estar do morador, a Construtora Laguna oferece em seus imóveis residenciais de alto padrão opções cobertas e aquecidas, para crianças e adultos, agregando conforto na prática da modalidade.

7 benefícios da natação para a saúde - Construtora Laguna
LLUM Batel – Piscina coberta e aquecida

A seguir, descubra 7 benefícios que a natação fornece a nossa saúde.

Respire melhor

A natação fortalece os músculos responsáveis pela contração e expansão dos pulmões e, também, contribui para a dilatação dos brônquios. Com isso, a oxigenação corporal é aprimorada e a capacidade respiratória aumenta de forma relevante, melhorando a qualidade de vida.

Coração forte

Enquanto o ato de nadar fortalece os músculos do sistema respiratório, o coração também é exercitado. Dessa forma, partículas de gordura presentes na região cardíaca têm mais probabilidade de serem eliminadas, reduzindo drasticamente os riscos de doenças cardiovasculares.

Força nas articulações

Quando exercitados, os músculos tendem a aumentar, funcionando como um invólucro natural para tendões e ligamentos. Além disso, quem sofre com problemas nas articulações pode se beneficiar muito com a natação: por se tratar de um esporte de pouco impacto, dores causadas por doenças como artrose e artrite diminuem consideravelmente.

Reduz o estresse

Assim como acontece com outros esportes, a natação libera endorfina, o “hormônio da felicidade”, contribuindo para a redução do estresse. Além disso, como é preciso trabalhar bastante a concentração para conciliar os movimentos com a respiração, a mente do nadador se “esvazia”, representando um momento de descanso da rotina.

Diminui o risco de diabetes

A prática intensa de natação pode diminuir em até 10% a chance de contrair diabetes do tipo 2, afinal, são cerca de 700 kcal queimadas em apenas uma hora de aula. Vale destacar que a doença causa uma disfunção na produção de insulina, hormônio responsável pelo metabolismo de carboidratos. Uma vez que há dificuldades nessa queima por parte do organismo, o exercício físico pode auxiliar na quebra das moléculas de açúcar que a secreção não foi capaz de queimar.

Desenvolvimento muscular

Um grande benefício do esporte é que, apesar de ter pouco impacto, exige uma força maior do atleta, já que a água é 12 vezes mais densa que o ar. Dessa forma, todos os grupos musculares são trabalhados – algo que pouquíssimos exercícios são capazes de fazer. É um ponto que diferencia a natação da musculação, por exemplo, em que as séries são divididas por regiões corporais e não é aconselhável misturar as regiões trabalhadas no mesmo dia.

Perda de peso

Por ser de baixo impacto, o esporte aquático é aconselhado para atletas de todas as idades, amadores e profissionais. Assim, é uma ótima alternativa para a perda de peso – e, principalmente, para o combate à obesidade infantil, que de acordo com a Federação Mundial de Obesidade acomete 91 milhões de jovens. De pouco em pouco, os amadores criam maior resistência até conseguirem aumentar a intensidade do exercício.


Leia também: Moradias cada vez mais completas e confortáveis promovem mudança de hábitos sociais

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário