A iluminação do quarto influencia na qualidade do sono. Veja como acertar na escolha!

Como não errar na iluminação do quarto - Construtora Laguna

Mais que qualquer outro elemento do quarto, a iluminação tem papel fundamental em uma noite bem dormida. Manter o local totalmente escuro e livre de ruídos, assim como garantir a iluminação adequada antes de deitar, são fatores importantes para que você realmente descanse.

Não é necessária uma grande reforma ou altos investimentos para adequar seu quarto. Simples ajustes podem evitar a insônia, o estresse e até mesmo a ansiedade resultantes de contínuas noites mal dormidas. Confira alguns fatores importantes para uma iluminação apropriada.

Janelas

Veja como não errar na iluminação do quarto - Construtora Laguna LLUM

A luz do sol é muito benéfica para a saúde, aproveite para explorá-la. Apartamentos que valorizam a iluminação natural, como o LLUM Batel, costumam ser mais aconchegantes e convidativos. Deixe as janelas do quarto abertas durante o dia, assim as toxinas expiradas à noite são eliminadas e os raios bactericidas do sol podem agir.

Iluminação à beira da cama

Veja como não errar na iluminação do quarto - Construtora Laguna

Abajures, luminárias e fitas de LED são importantes para uma boa iluminação antes de deitar.  As fitas de LED funcionam tanto como elemento decorativo moderno quanto para uma iluminação mais suave do que as lâmpadas tradicionais. Elas podem ser localizadas atrás da cabeceira, em móveis ou como luminárias de piso.

Pé-direito

Veja como não errar na iluminação do quarto - Construtora Laguna ROC

O pé-direito influencia inconscientemente nossa percepção de espaço. Espaços com tetos altos facilitam e incentivam a criatividade e a capacidade de concentração, enquanto tetos muito baixos causam a sensação de opressão. Portanto, caso você passe bastante tempo trabalhando, estudando ou realizando tarefas importantes dentro do quarto antes de dormir, atenha-se a este detalhe. No ROC Batel, por exemplo, o pé-direito livre é de três metros, transmitindo ideia de liberdade e bem-estar.

Cortinas blackout

Veja como não errar na iluminação do quarto - blackout - Construtora Laguna

Esta é uma dica comum para manter o quarto bem escuro. Entre a janela e a cortina, adicione um tecido ou material que consiga bloquear a entrada de luz de forma eficiente. Atualmente existem diversos modelos de persianas e janelas que cumprem a mesma função e costumam ser mais clean e discretos. Isto impedirá você de acordar com a claridade de carros, postes, fachadas comerciais iluminadas ou mesmo com a luz do sol antes do despertador tocar.

Lâmpadas amarelas

Veja como não errar na iluminação do quarto - Luminária - Construtora Laguna

A luz pode apresentar diversas cores e cada uma delas transmite sensações distintas. Para proporcionar conforto e aconchego, o mais indicado são as luzes quentes, ou seja, amarelas. A luz amarelada envia ao organismo a mensagem de que ele deve descansar e, por este motivo, é a mais adequada para ambientes como o dormitório.

Já as tonalidades brancas são mais indicadas para locais que demandam concentração, como cozinhas e estações de trabalho. Um erro bastante comum de pessoas que trabalham em casa é insistir na luz branca dentro do quarto, inibindo a melatonina necessária para o bom sono.

Leia também: Iluminação natural e amplitude trazem economia e sofisticação

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário