Ciclovias sustentáveis em Curitiba

Ciclovia sustentável Curitiba - Laguna

Até o fim do ano, Curitiba ganhará ciclovias sustentáveis que irão ajudar a abastecer um sistema de iluminação inteligente.

A Soundpower, empresa japonesa de tecnologia, instalará sensores no chão que produzirão eletricidade através da vibração provocada pelas bicicletas. Quanto mais pessoas pedalarem, mais energia será produzida.

Ciclovias sustentáveis em Curitiba - Laguna

O projeto-piloto abrange 18,5 quilômetros e é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa japonesa. Ele garantirá que a energia gerada seja suficiente para acionar a sinalização luminosa dos cruzamentos entre vias e ciclovias, além de servir como dados de fluxo e planejamento para uma possível expansão.

SolaRoad Holanda - Laguna

Em 2014, a Holanda foi o primeiro país a implementar ciclovias sustentáveis, que em seis meses de teste geraram mais de 3.000 kWh, o suficiente para uma scooter elétrica dar 2,5 voltas ao redor do mundo, ou para abastecer com eletricidade uma casa por um ano. Conhecido como SolaRoad, o projeto possui parceria entre a Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada e a empresa de tecnologia Imtech.

Leia também: Laguna traz sistema de bike sharing a Curitiba

 

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário