Cidade criada para o público sênior é a que mais cresce nos Estados Unidos

Mulher sênior se comunicando através do computador - LAGUNA

Não é de hoje que o público sênior está sendo levado em consideração na criação de tendências mundiais de diversos segmentos – da moda e do turismo ao imobiliário. Como esse grupo de pessoas tem se tornado cada vez mais ativo, uma cidade foi criada para eles nos Estados Unidos.

Localizada próximo ao aeroporto de Orlando, na Flórida, The Villages foi fundada em 1970 inicialmente para ser um vilarejo de aposentados. Atualmente ela abriga cerca de 120 mil pessoas, número que vem aumentando. O censo mostra que se trata da área metropolitana com a maior expansão populacional dos EUA.

Para viver em The Villages, é necessário possuir pelo menos 55 anos, poder aquisitivo e uma situação financeira estável. O intuito é que a cidade funcione como um enorme condomínio fechado, com casas, restaurantes, centros de recreação e outros atrativos criados exclusivamente para o público sênior.

Este tipo de abordagem com foco no público mais velho tem crescido em vários lugares do mundo. Na Holanda, por exemplo, há a vila de Hogeweyk, na cidade de Weesp, um reduto para essas pessoas viverem em comunidade.

O local possui cerca de 23 casas, que abrigam aproximadamente 150 pessoas, e oferece auxílio de médicos e enfermeiros em tempo integral, além dos demais funcionários. Embora o conceito pareça remeter ao de um asilo, a ideia na verdade é proporcionar maior independência aos moradores e permitir que eles se mantenham ativos e com qualidade de vida.

Três adultos seniores lado a lado utlizando máscaras

O Brasil também possui locais com proposta semelhante. Um deles é o Condomínio Cidade Madura, que fica em João Pessoa, na Paraíba. O residencial oferece academia ao ar livre, campo de futebol, praça, núcleo de assistência à saúde, entre outros diferenciais.

Já em São Paulo foi construído o Agerip, condomínio para a terceira idade que, além de possuir casas, apartamentos e chalés, promove várias atividades para seus moradores.

O País conta com cada vez mais espaços para o público sênior. As demandas específicas do segmento estão sendo mais atendidas pelas marcas, e garantir o espaço desse público é bastante importante, visto que sua expectativa de vida tende a aumentar ainda mais.

Além disso, é necessário que os projetos arquitetônicos correspondam às demandas de infraestrutura adequada e inclusiva, bem como é relevante a criação de ambientes de integração e sociabilidade, já que a tendência é que essas pessoas tenham uma vida mais longeva, saudável e ativa.

Related Posts

  1. Mulher olhando notebook enquanto se alimenta - LAGUNA
  2. Jardim botânico Curitiba - LAGUNA
  3. Apartamento de alto padrão MAI Terraces - LAGUNA
  4. o pôr do sol em Curitiba - LAGUNA
  5. Foto ampla de curitiba com prédios em dia de céu aberto

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Um comentário em “Cidade criada para o público sênior é a que mais cresce nos Estados Unidos

Deixar um comentário