Benefícios da prática de meditação

Benefícios da prática de meditação - Construtora Laguna

Semanas exaustivas de trabalho fazem parte da nossa rotina. Para enfrentá-las sem que nossa saúde e bem-estar sejam afetados, precisamos ter foco, mudar alguns hábitos e manter a energia. Segundo a professora da escola Sloan Executive Education, Tara Swart, concentrar-se no presente, desenvolvendo inteligência emocional para aprender a lidar com o estresse, é tão importante para a produtividade quanto fazer exercícios e dormir bem.

A meditação é uma alternativa que proporciona diversos benefícios ao nosso corpo, mente e espírito, como reduzir o estresse e melhorar o humor e o sono. Também é muito utilizada a fim de aumentar a consciência que temos de nós mesmos. Com essa prática, você pode atingir um descanso ainda mais profundo que durante o próprio sono. E quanto mais profundo for seu descanso, mais você terá energia e concentração para realizar suas tarefas cotidianas.

Para começar a meditar, você precisa encontrar um lugar calmo, onde não seja interrompido e não tenha distrações. Essa técnica de autocontrole requer que o praticante foque seu pensamento em um som, imagem, objeto, respiração ou atividade. Neste conteúdo, separamos alguns dos benefícios que a meditação proporciona para nossa rotina. Confira a seguir.

Melhora o sono

Estudo apontou que praticantes de meditação baseada na técnica mindfulness conseguiram dormir mais cedo e permanecer mais tempo dormindo em comparação aos participantes que não meditaram.

Outro benefício dessa prática que colabora com a qualidade do sono é que ela ajuda a relaxar o nosso corpo, liberando tensão e colocando-o em um estado de paz, o que favorece o adormecimento.

Reduz o estresse

Na maioria das vezes, o estresse físico e mental aumenta em nosso corpo os níveis de um hormônio chamado cortisol. Isso acaba gerando efeitos nocivos em nosso organismo, como a liberação de substâncias químicas chamadas citocinas, que são promotoras de inflamação.

Esses efeitos interrompem nosso sono, causam ansiedade e depressão, além de aumentarem nossa pressão sanguínea, provocando fadiga e confusão mental. Mas a meditação pode auxiliar na redução do estresse, evitando todos os outros efeitos.

Ajuda na concentração

Para quem costuma se distrair facilmente com dispositivos como celulares, a mindfulness é uma prática de meditação recomendada. O principal problema não é utilizar o WhatsApp ou o Facebook, mas sim distrair-se a qualquer momento para atender notificações e não conseguir concluir suas tarefas.

As pessoas que aderem a essa prática costumam ter mais concentração durante o dia e como resultado ficam menos reativas, adquirindo discernimento sobre o que importa para aquele determinado momento.

Aumenta a imunidade

A meditação contribui com o sistema imunológico, aumenta as defesas do nosso organismo e melhora a forma como lidamos com a ansiedade e o estresse, proporcionando uma sensação generalizada de bem-estar.

Além disso, ela também auxilia em problemas cardiovasculares. Segundo pesquisas, a meditação ajuda a reduzir em até 47% as chances de um ataque cardíaco ou infarto, além de regular a pressão alta.

Controla a ansiedade

Essa prática nos permite vivenciar nosso dia a dia com mais calma e tranquilidade. Ela nos dá mais força para enfrentarmos os acontecimentos da maneira que são, deixando-nos menos ansiosos. Isso ocorre porque a meditação nos oferece um ponto de equilíbrio com nossos sentimentos, colaborando para que tenhamos mais controle sobre eles.

Related Posts

  1. Aplicativos para fazer yoga e outros exercícios em casa! - Construtora Laguna
  2. Respiração consciente aprenda sobre essa prática e algumas de suas técnicas - Construtora Laguna
  3. Tecnologias conscientes em favor do bem-estar - Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário