Aplique a filosofia Lagom em sua decoração

Após o hygge, que busca criar ambientes com foco no aconchego e conforto, e o Gemütlichkeit, que combina cordialidade, aconchego e amizade, outra ideia que tem se destacado como estilo de vida e conquistado os apaixonados por decoração é o Lagom.

O termo de origem sueca defende o emprego do equilíbrio em todas as esferas do cotidiano, utilizando apenas aquilo que é suficiente e adequado. Na decoração, ele seria um meio-termo entre o minimalismo e o excesso, focando na finalidade e na quantidade de objetos e elementos, sem deixar o aconchego e o acolhimento de lado.

Aplique a filosofia Lagom em sua decoração - Construtora Laguna

A Suécia é considerada o 9º país mais feliz do mundo, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade. Acredita-se que o Lagom seja um dos motivos desta felicidade, pois visa uma vida moderada e a beleza nos simples detalhes.

Na decoração, este conceito traz traços do estilo escandinavo e assemelha-se, algumas vezes, com o minimalismo, com a diferença de aplicar um leque de cores que vai além do tradicional preto e branco e acessórios que trazem mais personalidade ao ambiente. Tudo de maneira harmoniosa e sem excessos, é claro.

Que tal praticar o Lagom na sua decoração? Separamos algumas dicas que ajudarão você a criar um ambiente equilibrado e mais feliz. Confira!

1 – Elementos naturais

Aplique a filosofia Lagom em sua decoração - Elementos naturais - Construtora Laguna

A natureza está muito presente em ambientes que carregam a filosofia Lagom, desde a valorização da iluminação natural até a escolha de tecidos orgânicos (algodão, lã, linho) e materiais puros (madeira, palha), elementos que são naturalmente belos e proporcionam calor e aconchego.

A utilização de plantas também é muito comum, geralmente acompanhadas de cerâmicas esculturais e vidros que decoram de maneira leve e sutil.

2 – Escolha cores harmoniosas

Aplique a filosofia Lagom em sua decoração - Cores harmoniosas - Construtora Laguna

Apesar de aceitar uma gama maior de cores, estas nunca irão contrastar em excesso. Tons neutros, suaves e terrosos costumam funcionar bem juntos e transmitem sensação de tranquilidade e bem-estar.

3 – Priorize móveis funcionais

Aplique a filosofia Lagom em sua decoração - Móveis funcionais - Construtora Laguna

Mais do que parte da decoração, os móveis são escolhidos por sua funcionalidade e versatilidade. Evite modismos, para investir em peças que resistam ao tempo, tenham valor emocional e façam você feliz. É comum a mistura de móveis vintage com modelos atuais.

Objetos sem utilidade devem ser evitados, porém, aqueles itens decorativos pelos quais temos um carinho especial podem ser exibidos sem problemas. As formas clássicas e o design são valorizados.

4 – Consuma com responsabilidade

Aplique a filosofia Lagom em sua decoração - Consumo consciente - Construtora Laguna

Um ambiente Lagom não dá espaço para o desperdício. Portanto, opções de energia mais econômicas, como a renovável, são excelentes. O consumo responsável e consciente, assim como ações sustentáveis, são hábitos a serem cultivados.

Leia também: Ideias para decorar varandas fechadas

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário