Surpreendente receita da chef Andrea Vieira

Surpreendente receita da chef Andrea Vieira - Construtora Laguna

Em 1998 a chef e proprietária da Casa de Antonia, Andrea Vieira, teve a oportunidade de cursar o Le Cordon Bleu em Paris, seguindo em 1999 para Nova Iorque, para trabalhar no Aquavit com o chef Marcus Samuelsson. Depois de alguns anos longe da gastronomia, retornou a Curitiba e escreveu, durante três anos, uma coluna semanal com histórias e receitas no extinto caderno Viver Bem, da Gazeta do Povo.

A Casa de Antonia começou em 2013, no Rio de Janeiro, inicialmente como um pequeno ateliê culinário para quem quisesse aprender novas receitas. No final de 2014 inauguraram em Curitiba um pequeno espaço, continuando com as aulas, e apenas em 2018 mudaram para uma grande casa, onde além de escola de culinária tornaram-se torteria.

Trabalhando tortas como alta gastronomia, valorizando ingredientes de qualidade e criando diferentes receitas, técnicas e sabores, a Casa de Antonia tem como missão receber seus clientes de portas abertas e encantá-los em cada detalhe.

Recentemente Andrea esteve no stand do ALMÁA Cabral e preparou uma incrível receita de risoto branco com molho pesto. Confira!

Ingredientes

Manteiga sem sal (5 colheres de sopa)

Cebola bem picadinha (1)

Arroz arbóreo (2 xícaras)

Vinho branco seco (1 xícara)

Caldo de galinha ou de legumes (aprox. 2 litros)

Queijo parmesão fresco e ralado (½ xícara)

Creme de leite fresco (3 colheres de sopa)

Sal e pimenta do reino moída na hora

Preparo

  1. Aqueça o caldo de galinha ou de legumes e mantenha-o fervendo.
  2. Em uma panela de fundo grosso, refogue a cebola com 2 colheres de manteiga. Depois que a cebola ficar translúcida, adicione o arroz e mexa-o até que todos os grãos estejam envoltos em gordura.
  3. Acrescente o vinho e deixe-o secar completamente.
  4. Aos poucos, vá adicionando o caldo ao arroz e repetindo este processo cada vez que o líquido estiver quase secando na panela.
  5. Coloque um pouco de sal e mexa constantemente para que o arroz libere seu amido e não grude no fundo da panela.
  6. Quando estiver cremoso e al dente, desligue o fogo, acrescente o restante da manteiga, o queijo ralado e o creme de leite. Misture rapidamente e feche a panela, abafando um pouco.
  7. Aguarde uns dois minutos e ajuste sal e pimenta. Sirva em seguida.

Molho pesto

O molho pesto é um molho frio, fácil e rápido de fazer, porém dura pouco tempo na geladeira, pois seu sabor se altera rapidamente e sua superfície se oxida no contato com o ar.

Ingredientes do molho

      Alho (2 dentes)

      Sal (½ colher de chá)

      Manjericão (3 xícaras de folhas, aprox. 2 maços)

      Nozes levemente tostados (2 colheres de sopa)

Queijo grana padano ralado na hora, no ralo fino [pode ser dividido em dois tipos de queijo, parmesão e pecorino] (4 colheres de sopa)

      Azeite de oliva extravirgem (aprox. ½ xícara)

Preparo

  1. Coloque o alho e o sal num almofariz e macere com um pilão. Acrescente aos poucos as folhas de manjericão, macerando até obter uma pasta homogênea.
  2. Em seguida, acrescente as nozes. Macere com o manjericão e aos poucos vá intercalando a adição do queijo e do azeite de oliva.
  3. Macere tudo até que todos os ingredientes formem uma pasta homogênea.

Ou

  1. Se quiser optar por um método mais fácil, coloque tudo no processador de alimentos e, utilizando a tecla pulsar, triture todos os ingredientes. Tome cuidado para não queimar as folhas com o calor da lâmina, pois isso poderá escurecer seu pesto.

Rende 4 porções.

Durante a gravação, para garantir o bem-estar de todos os presentes, a Laguna adotou todas as medidas de segurança necessárias. Em breve compartilharemos mais receitas! Acompanhe nosso blog e redes sociais.

Related Posts

  1. Inconfundível receita de bavaroise de baunilha do chef Dudu Crema - Construtora Laguna
  2. Receita sofisticada de mousse de chocolate por Anderson Fitz - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário