Sofá de HAUS: WELL – como funciona na prática a certificação que promete mais qualidade de vida

Sofá de HAUS: WELL – como funciona na prática a certificação que promete mais qualidade de vida - Construtora Laguna

Nosso Diretor de Incorporação, André Marin, esteve participando da segunda edição do Sofá de HAUS junto à chefe do Departamento de Pediatria do Hospital Erasto Gaertner e diretora do Erastinho, a médica Mara Albonei Pianovski.

O assunto do bate-papo foi a certificação WELL e como ela pode contribuir intensamente para a qualidade de vida dos ocupantes dos edifícios certificados, sejam eles corporativos ou residenciais. Em Curitiba, dois empreendimentos serão os primeiros a buscar este selo, colocando mais uma vez a cidade como pioneira em soluções inovadoras.

O Hospital Erastinho, localizado no Jardim das Américas, é o primeiro hospital oncopediátrico do Paraná e o primeiro no Brasil a buscar o selo WELL. Ele foi construído já com a premissa de conquistar a certificação, levando em conta todos os requisitos necessários para o selo. O próximo lançamento da Construtora Laguna, o Pinah, localizado próximo à Praça da Espanha — entre as Ruas Presidente Taunay e Saldanha Marinho — é o primeiro e único residencial no Brasil a buscar o selo.

Durante o bate-papo, ressaltou-se a importância da relação entre as soluções de engenharia e arquitetura encontradas para proporcionar mais saúde, conforto e bem-estar aos moradores e ocupantes dos espaços certificados. Para que um projeto adquira a certificação é necessário atender requisitos relacionados a dez categorias: qualidade do ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade.

A forma como essas categorias são aplicadas na prática foi assunto deste episódio do Sofá de Haus. André Marin lembrou que a Laguna, como desenvolvedora urbana e imobiliária, inevitavelmente causa impactos na cidade. “E nosso objetivo é sempre causar impactos positivos. Desde uma arquitetura autoral até benefícios que a construção possa trazer.” Por isso, a Laguna vem estudando técnicas e formas fundamentadas de contribuir ainda mais para a sociedade, além, por exemplo, da sustentabilidade.

Hoje a Laguna é a única construtora brasileira membro do WELL Portfólio, que reúne um grupo seleto de 30 empresas globais comprometidas com a certificação de todos seus empreendimentos.

Mais qualidade de vida para os ocupantes

Alguns dos diferenciais dos empreendimentos que possuem a certificação WELL são, por exemplo, a medição constante da qualidade do ar dos ambientes, mesmo depois que o projeto é entregue; água filtrada nas torneiras de todos os apartamentos; e bebedouros com água de qualidade nas áreas comuns.

A luz natural também é muito bem aproveitada, mas existem maneiras de controlar a luz que chega aos ambientes. O conforto térmico é um requisito importante, visando oferecer uma temperatura média constante no local, nem muito alta, nem muito baixa.

Sofá de HAUS: WELL – como funciona na prática a certificação que promete mais qualidade de vida - Construtora Laguna

Outro fator importante é que os exercícios são estimulados a partir de áreas comuns bem planejadas e escadas apropriadas. Além disso, a boa alimentação é incentivada, de modo que até fornecedores para lanches de reuniões corporativas devam oferecer refeições saudáveis. Os prédios residenciais contam hortas para consumo dos moradores. Na prática, as pessoas são o foco de cada projeto. O Diretor de Incorporação da Laguna ressalta que “sempre pensamos no entorno do empreendimento e na sociedade como um todo”. A saúde, porém, é o mote principal.

A médica Mara Pianovski destacou que o meio em que vivemos é capaz tanto de proporcionar saúde quanto de causar doenças sérias. “Há muitas constatações de que o ambiente interfere na qualidade de vida das pessoas. Na verdade, nós somos 30% genética e 70% nosso estilo de vida e interação com o meio ambiente”.

Os ruídos e a temperatura do ambiente, quando inadequados, também podem causar estresse para quem está no local. Dessa forma, os empreendimentos que se preocupam com essas questões contribuem, em longo prazo, com a qualidade de vida das pessoas. “A relação entre o ambiente e a saúde é muito íntima, muito forte. E nós precisamos prestar atenção nesses detalhes”, aponta a médica.

Aspectos externos que influenciam

A relação com os aspectos externos também é muito bem planejada para atender aos ocupantes e moradores. Dessa forma, a biofilia também está relacionada à certificação. A biofilia é o amor (philia) à vida (bio), uma tendência natural de ressaltar as coisas vivas. Segundo Mara Pianovski, isso se aplica muito bem em uma instituição hospitalar: “No Erastinho a gente busca atender esse conceito. Temos janelas amplas em que o paciente pode contemplar a natureza, além de um jardim de inverno. Esse contato ajuda na recuperação emocional e diminui os casos de depressão”, diz a médica, ressaltando ainda que todos os cuidados são tomados para evitar transmissão de vírus e bactérias.

Nos empreendimentos residenciais o contato com a natureza também é levado em conta. André Marin lembra que o primeiro prédio residencial a buscar o selo WELL será construído em uma área de 3,2 mil m², onde 1 mil m² é um bosque de araucárias, o que proporciona o contato direto com a natureza.

Para ele a preocupação principal é como as pessoas vão se sentir nos empreendimentos. Ele ressalta que após a conclusão da certificação é distribuída uma cartilha com todos os aspectos contemplados pelo selo para promover atitudes saudáveis, incluindo aquelas que ajudam a controlar o estresse.

“Nós estamos acelerando a tendência porque essa questão da saúde sempre foi importante, mas ficou ainda mais fundamental depois da pandemia. E para as pessoas que querem ter uma qualidade de vida em um ambiente saudável, o WELL oferece uma garantia ao cliente de que ele está fazendo uma aquisição com atestado de qualidade ”, finaliza.

Confira o bate-papo na íntegra!

Related Posts

  1. Benefícios da biofilia nos empreendimentos - Construtora Laguna
  2. Entrevista do nosso Diretor de Incorporação à UNIFM - Construtora Laguna
  3. Laguna alcança índice de satisfação acima de 97% - Construtora Laguna
  4. O Pinah é o próximo lançamento da Laguna - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário