Projeto une moradia, terraço 360º e estufa familiar

Projeto une moradia, terraço 360 e estufa familiar - Laguna

O escritório de arquitetura RicharDavidArchitekti teve uma ideia inovadora ao criar uma casa com uma estufa para o cultivo familiar incorporada ao projeto. Construída em uma cidade da República Tcheca, a casa possui uma estufa em seu telhado e suas laterais podem ficar livres para contemplar a paisagem ou para inserir janelas. Este projeto, além de proporcionar conexão com a natureza, também auxilia em uma melhor qualidade de vida dos ocupantes.

Criado especialmente para climas mais frios, o projeto permite que os moradores tenham acesso à estufa sem precisar sair da área coberta. A estufa gera um calor significativo, que no inverno pode ser utilizado para aquecer o restante da casa.

O empreendimento foi construído em alvenaria, com auxílio de colunas de concreto, de um pinheiro e de revestimento de lariço. Já a estufa foi toda feita em quadros de aço. Ambos os elementos foram projetados para se distinguirem visualmente um do outro. Segundo um dos fundadores do escritório, David Kazický, cada parte foi criada para ser o mais simples possível, de modo que esse conceito pudesse ser mantido na implementação do projeto.

Construído com câmaras de policarbonato translúcido, o telhado da estufa é responsável por cobrir toda a casa e o terraço. Para os arquitetos responsáveis pelo projeto, o terraço 360º é o elemento mais interessante da construção, pois proporciona aos moradores a conexão entre os ambientes internos e externos.

A conexão entre a estufa e o telhado é o que torna o projeto único. No caso da estufa, não se trata de uma construção comum — ela é responsável por dialogar com o restante do layout da casa e possibilitar a entrada em diferentes ambientes a partir da parte externa, pelo terraço, caracterizando-se como uma grande novidade mundial em termos de arquitetura.

O centro da casa possui uma sala integrada que une suíte, banheiro e um estúdio. A ideia surgiu por meio de uma combinação de funcionalidades, utilizando formatos já conhecidos em algumas construções. Assim, o projeto tornou-se ainda mais exclusivo e inovador.

A fim de proporcionar mais qualidade de vida aos moradores dos seus empreendimentos, a Construtora e Incorporadora Laguna investe em conforto, inovação e bem-estar. Sua iniciativas que aliam sustentabilidade a tecnologia fizeram dela a empresa que atualmente possui o maior número de projetos sustentáveis certificados ou em certificação do Sul do Brasil.

No imóvel-arte ROC Batel, por exemplo, disponibilizamos um lounge com uma lareira ecológica e uma horta, para que os moradores e frequentadores possam plantar e colher temperos que irão direto para suas cozinhas gourmet.

Projeto une moradia, terraço 360º e estufa familiar  - Construtora Laguna
Horta – ROC Batel

Créditos da imagem em destaque do projeto: Jiří Hroník | Divulgação RicharDavidArchitekti

Related Posts

  1. Confira estes aplicativos que auxiliam no plantio de árvores - Construtora e Incorporadora Laguna
  2. Conforto termoacústico: quais seus benefícios para a saúde e bem-estar? - Construtora Laguna
  3. Hortas no telhado melhoram a qualidade de vida nas cidades - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário