Gemütlichkeit: o novo hygge

Há algum tempo, a filosofia por trás do termo dinamarquês “hygge” estava em alta, especialmente na área de decoração. A tendência buscava criar ambientes com foco no aconchego e conforto, para transformar a casa em um lar, e era enfatizada durante os meses de inverno.

Agora, a busca pela felicidade no lar também pode ser simbolizada pela palavra de origem germânica “gemütlichkeit”, que traz muito da ideia do hygge. Entende-se que o termo não pode ser traduzido, apenas sentido, mas seria como uma junção de cordialidade, aconchego e amizade.

Diferença entre hygge e gemütlichkeit

Gemütlichkeit, o novo hygge - Lareira -Construtora Laguna

Ambas as palavras têm relação com felicidade, afetuosidade, bem-estar e paz de espírito. Porém, gemütlichkeit tem muito a ver com pertencimento social. Se hygge pode ser a ação de ler um livro em uma poltrona muito confortável, tomando um chocolate quente, com uma coberta gostosa e luz indireta, por exemplo, gemütlichkeit seria tudo isso na companhia de outra pessoa.

O termo germânico também não é tão focado no lar. Pode ser sentido em uma cafeteria, uma livraria, a casa de amigos. Qualquer ambiente aconchegante que tenha uma interação agradável e promova sentimentos positivos tem potencial. Mas não se trata de coisas ou lugares, e sim da sensação de felicidade plena.

Pratique o gemütlichkeit

Compreender e aplicar esta filosofia ao cotidiano é questão de hábito, deixar de lado a correria e os sentimentos negativos e focar no que faz você feliz.

Cultivar ambientes de encontro

Gemütlichkeit, o novo hygge - Amigos - Construtora Laguna

Como parte da ideologia está relacionada ao convívio com pessoas, cultive espaços para essa troca de experiências. Pode ser em casa, com uma decoração agradável, um living aconchegante e uma cozinha convidativa ou então explore sua cidade em busca de locais que transmitam uma energia boa e possam acolher seus amigos, colegas de trabalhos, família ou companheiros.

Paciência

Para que a felicidade plena seja atingida, é muito importante estar em paz consigo mesmo. Procure a tranquilidade e tenha em mente que a falta de paciência resulta em estresse e sentimentos ruins, que vão contra os princípios de positividade do gemütlichkeit.

Aprecie a beleza da simplicidade

Gemütlichkeit, o novo hygge - Construtora Laguna

Dê valor a momentos de descanso, hospitalidade e convívio com aqueles que fazem bem a você. O gemütlichkeit está, muitas vezes, na simplicidade, e pode passar despercebido em meio à agitação do cotidiano.

O inverno é ideal para colocarmos tudo isso em prática. Aproveite o friozinho para construir ambientes acolhedores, agradáveis, e convidar pessoas queridas para vivenciar bons momentos com você!

Leia também: Logo será possível viajar de Miami a Orlando em trem de alta velocidade

 

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário