Dicas de iluminação para ambientes sem gesso

Iluminação sem gesso - Laguna

Oscar Niemeyer disse que

“Uma boa iluminação levanta uma arquitetura medíocre, e uma iluminação ruim acaba com o melhor projeto”.

Assim, se muitos acreditam que para ter um ambiente acolhedor é necessário o forro de gesso, um bom projeto luminotécnico é capaz de explorar as mais variadas formas sem precisar do recurso.

Para um ambiente harmônico, você pode se inspirar nas seguintes disposições:

Geral: luz distribuída para clarear o espaço por completo. Sua iluminação é feita com lâmpadas de 60 graus, pois quanto mais aberto o ângulo, mais a luz se espalha. Entre as luminárias sobrepostas, os plafons são as mais utilizadas em salas, quartos, banheiros e área de serviço.

Plafon - Laguna

Trabalho: luz dirigida para funções específicas, como leitura ou o trabalho. As luminárias de mesa são ótimas como luz de trabalho, estudo ou na cabeceira. Já as de piso, também conhecidas como “colunas”, são uma boa opção ao lado de sofás, poltronas e assentos para leitura.

Luz para trabalho - LagunaLuminária de piso - Laguna

Decorativa ou de destaque: luz suave para dar aconchego, geralmente acompanhada de lâmpadas de cores quentes. Você pode compor o ambiente com abajures, pendentes, luminárias com difusores opacos, velas e especialmente a luminária de trilho eletrificado, que vem ganhando cada vez mais espaço nas decorações sem forro. Neste modelo, os spots podem ser direcionados para diferentes locais, enfatizando uma textura, um quadro ou outro objeto.

Cozinha vintage com spot de trilho - Laguna Spot de trilho eletrificado - Laguna Spot de trilho - Laguna

Na hora de escolher as luminárias, é importante padronizá-las para dar uma unidade visual à decoração, além de optar por materiais duráveis, como o alumínio.

Leia também: 6 ideias para dividir espaços sem paredes

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário