Como colecionar arte contemporânea?

Como colecionar arte contemporânea - Construtora Laguna

Uma curta caminhada pelo bairro do Batel, onde estão sendo construídos o ROC Batel e o LLUM Batel, revela que a cena artística da capital está em boa forma. São quatro galerias de arte contemporânea abertas na região nos últimos anos. A SIM Galeria, a Boiler, a Galeria Teix e a ARQ/ART Galeria ficam a poucas quadras umas da outras, fomentando um mercado promissor, tanto de artistas locais quanto de nomes consagrados no Brasil e no exterior.

Para quem é apaixonado pelas artes, mas ainda está em dúvida sobre como começar a colecionar, separamos algumas dicas. Confira!

 

Investimento

A arte tem a função de exprimir ideias, pensamentos e conceitos. O mais importante é que o colecionador se identifique com a obra, pois possivelmente irá conviver com ela no dia a dia. Já a função do galerista é orientar uma aquisição mostrando a trajetória do artista e a projeção do seu valor no mercado.

 

As obras precisam combinar com a decoração?

A arte não precisa necessariamente combinar com a decoração da casa, contudo, é possível pensar em projetos que criem certa simbiose entre obras, design e decoração.

Como colecionar arte contemporânea - Construtora Laguna

 

4 conselhos úteis para quem quer colecionar arte contemporânea 

  1. Visitar frequentemente exposições em museus e galerias.
  2. Pesquisar sobre arte, pois conhecimento é crucial no processo.
  3. Aproximar-se de galeristas para ter acesso a boas obras e também colher o máximo de informações.
  4. A leitura é fundamental.

 

Galerias de arte contemporânea em Curitiba

 

Boiler Galeria

Localizada em um endereço charmoso no Batel, a Boiler Galeria já virou referência na cena artística contemporânea da cidade. Comandado pela artista Lívia Fontana, o espaço apresenta ao público obras de arte originais, fotografias e gravuras de artistas brasileiros escolhidos através de uma curadoria apurada que busca, além da técnica, originalidade nas criações.

Endereço: Alameda Pres. Taunay, 314.

SIM Galeria

Na Casa de Pedra, onde há anos funciona a Galeria Simões de Assis, Laura e Guilherme Assis apostaram no know-how da família e abriram a SIM Galeria, com um projeto arquitetônico clean e uma agenda bastante ativa de exposições.

Endereço: Alameda Pres. Taunay, 130 A.

Como colecionar arte contemporânea - Construtora Laguna

 

Galeria Teix

Com 15 anos de história, o local é estúdio de tatuagem contemporânea e galeria. A Teix apresenta trabalhos autorais, originais e exclusivos, além de funcionar como produtora cultural de eventos relacionados a tatuagem e arte contemporânea global.

Endereço: Alameda Augusto Stellfeld, 1581.

 

ARQ/ART Galeria

A ARQ/ART Galeria compõe o cenário de galerias de arte contemporânea de Curitiba desde 2014, e tem como objetivo difundir trabalhos através de suas conexões artísticas no âmbito nacional, assim como ampliar a representatividade regional no mercado brasileiro.

Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 355.

 

Leia também: Bienal de Curitiba homenageia a China

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário