Boiserie e lambri: como aplicar estes elementos clássicos do décor

Boiserie e lambri, como utilizá-los - Construtora Laguna

Originalmente aplicados em decorações mais clássicas, a boiserie e o lambri já contam com versões modernas que se adaptam lindamente a decorações contemporâneas e despojadas, mantendo suas características típicas, como a elegância e o aconchego.

Ambos os elementos podem ser utilizados em qualquer cômodo e, apesar de mais comuns em quartos infantis, estão presentes também em cozinhas, salas e banheiros. Leia mais sobre eles e inspire-se.

Boiserie

Boiserie e lambri como aplicar estes clássicos elementos do décor - Construtora Laguna

Criadas na França e populares em diversos países da Europa entre os séculos XVII e XVIII, as boiseries são revestimentos que emolduram e ornamentam as paredes. Na época, eram produzidas em madeira com o objetivo de servir como barreira térmica nos dias de inverno. Na atualidade, perderam essa função e são comumente fabricadas em gesso ou poliuretano, entre outros materiais.

 Boiserie e lambri como aplicar estes elementos clássicos no décor - Construtora Laguna

Acrescentando uma atmosfera retrô e sofisticada à decoração, a boiserie pode ser mesclada com elementos contemporâneos para criar um ambiente eclético ou destacar-se no estilo palaciano, por exemplo, de acordo com o desenho utilizado.

Boiserie e lambri, como aplicar estes elementos no décor - Construtora Laguna

Oferecendo diversas possibilidades de aplicação, a boiserie pode revestir uma parede inteira ou apenas até determinada altura, servindo como delimitação para espelhos e quadros.

Boiserie e lambri aplique estes elementos clássicos no décor - Construtora Laguna

É possível ainda utilizá-las em portas e armários, principalmente em cozinhas. As cores podem ser trabalhadas para agregar personalidade e irreverência ao espaço, sejam tons neutros e discretos ou tonalidades que contrastam e trazem autenticidade.

Boiserie, como aplicar este elemento clássico do décor - Construtora Laguna

Uma dica para não sobrecarregar o cômodo é seguir o mesmo estilo empregado nos rodapés.

Lambri

Boiserie e lambri como aplicar estes clássicos elementos do décor - MAI Terraces - Construtora Laguna

Lambris são painéis de madeira formados por diversas réguas. Dependendo da orientação das ripas, podem provocar efeitos diversos. Na horizontal, o lambri desperta uma sensação de acolhimento, já na vertical causa a impressão de amplitude, dando a ideia de que o pé-direito é mais alto.

Como aplicar lambri no décor - Construtora Laguna

Assim como a boiserie, ele pode ser aplicado na parede inteira ou apenas em parte dela, sendo a segunda opção a mais comum. Dependendo da altura escolhida para o lambri, sua moldura funciona muito bem como base para quadros e objetos decorativos. Além disso, é frequentemente utilizado como uma charmosa cabeceira de cama.

Boiserie e lambri como aplicar estes clássicos elementos do décor - LLUM Batel - Construtora Laguna

Além da madeira, o lambri é produzido em poliuretano e até mesmo em revestimentos cerâmicos. Independentemente do material adotado, o lambri transmite aconchego e adiciona charme à decoração.

Boiserie e lambri como aplicar estes elementos clássicos do décor - Construtora Laguna

Boiserie e lambri como aplicar - Construtora Laguna

Leia também: Pantone aponta tendência de cores para a decoração em 2019

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário