Ideias de berços para compor o quarto do seu bebê

Ideias de berços para compor o quarto do seu bebê - Construtora Laguna

Com a notícia da gravidez, geralmente se inicia uma intensa busca por referências de decoração para o quarto do bebê. Além de uma estética que transmita tranquilidade, fatores como segurança, conforto e funcionalidade são primordiais na escolha do modelo de berço ideal.

O quarto é o primeiro espaço com o qual o recém-nascido se familiarizará na vida, portanto, é muito importante que ele seja organizado e sereno. Estabelecer uma determinada paleta de cores, assim como materiais e texturas, é uma dica interessante para criar um espaço equilibrado e agradável.

Para garantir proteção, confira se as travas são realmente seguras e se as grades têm, no máximo, um intervalo de espaço de 6,5 cm entre uma e outra e sejam arredondadas, impedindo que a criança se machuque. É indicado ainda que o espaço entre o estrado e a lateral do berço não ultrapasse 2,5 cm, para que não seja possível prender os pés e as mãos. Já na escolha do material, é importante evitar opções que possam descascar e apresentar riscos ao bebê.

Entre as incontáveis opções de modelos, estilos e tamanhos, é preciso levar em consideração o tamanho do cômodo e a disposição do restante da mobília, além dos hábitos e preferências da família. Confira a seguir ideias de berços para compor o quarto do seu bebê.

Berço de balanço

Berços para compor o quarto do bebê - Construtora Laguna

Os berços de balanço costumam ser confortáveis para a criança e práticos para os pais, pois, ao embalar o bebê, colaboram para uma boa noite de sono. Existem modelos modernos que podem ser transportados para outros cômodos da casa e outros que são dobráveis. Independentemente do tipo escolhido, sempre confira o limite máximo de peso e idade, para não ter risco de o bebê virar.

Montessoriano

Ideias de berços para compor o quarto do bebê - Construtora Laguna

Segundo a médica e educadora italiana Maria de Montessori, o quarto auxilia no desenvolvimento físico e cognitivo do bebê de forma lúdica. Seguindo essa ideia, um quarto montessoriano permite que a criança explore tudo com autonomia e segurança.

O conceito do berço montessoriano agrada profissionais da saúde e da pedagogia, mas, muitas vezes, é rejeitado pelos pais, devido ao contato próximo ou até direto com o chão. Este modelo de berço trata-se de um colchonete protegido por almofadas, podendo ser adaptado de acordo com o tamanho do bebê.

Moisés

Ideias de berços para o quarto do seu bebê - Construtora Laguna

O moisés é um estilo de móvel em formato de cesta, ideal para que o pais mantenham o bebê mais próximo de si durante os primeiros meses de vida, quando seu corpinho ainda não é capaz de se sustentar sozinho. Além disso, seu tamanho reduzido lembra o útero, proporcionando mais aconchego. Este modelo exige atenção especial para a qualidade do produto e da instalação.

Em geral, ele é recomendado até aproximadamente os três meses de idade, quando a criança começa a desenvolver a habilidade de ficar sentada e tende a se mexer mais, tornando-se necessário um berço com mais espaço e segurança.  

Fixo clássico

Inspirações de berços para compor o quarto do seu bebê - Construtora Laguna

A opção de berço fixo ainda é a mais comum. Tradicionalmente utilizado em branco ou tons neutros, eles viabilizam uma infinidade de possibilidades criativas para agregar personalidade ao quarto.

Modelos de berços para compor o quarto do seu bebê - Construtora Laguna

Revestimentos almofadados e mosquiteiros dão um toque especial, oferecendo ainda mais conforto para os pequenos.

Berço redondo/oval

Berços para compor o quarto do seu bebê - Construtora Laguna

Normalmente, o modelo de berço redondo é a primeira possibilidade de montagem de um berço oval, que pode ser transformado em até quatro mobílias diferentes.

Nos primeiros meses, ele funciona como um moisés, apresentando um formato menor para que o bebê se sinta mais confortável e possa estar perto dos pais. A partir dos seis meses, em média, o formato oval é montado para oferecer mais espaço e segurança. Quando a criança passa a ficar em pé e querer sair do berço por conta própria, é o momento de transformá-lo em uma minicama, retirando uma das laterais e mantendo o estrado na posição mais baixa, oferecendo autonomia.

Após os cinco anos de idade, ou quando a mini cama não tiver mais o tamanho adequado, o móvel pode ser utilizado como duas poltronas em forma de meia-lua. Um fator a ser considerado no momento na compra é que, apesar da multifuncionalidade, o enxoval precisa ser adaptado às dimensões do móvel, que não são padrão.

Leia também: Apartamento com áreas de lazer para crianças e adolescentes

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário